Nos últimos anos, muito se tem falado sobre metodologias que incentivem o protagonismo dos estudantes. Nesse cenário, a abordagem STEAM, que reúne Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, tem ganhado espaço por promover experiências de aprendizagem mais significativas e conectadas com o mundo real.
Mas como o STEAM contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo?
Ao propor projetos com base no STEAM, oferecemos aos alunos oportunidades de analisar problemas, levantar hipóteses, testar soluções e refletir sobre os resultados. O pensamento crítico surge de maneira natural quando o estudante é colocado em situações que exigem investigação e tomada de decisão.
Nesse processo, ele aprende a:
O pensamento crítico, nesse contexto, vai além do conteúdo. Ele se torna uma habilidade para a vida.
A criatividade também é amplamente favorecida pela abordagem STEAM. Quando os alunos têm liberdade para explorar diferentes possibilidades de solução, experimentar materiais variados e propor ideias originais, desenvolvem sua capacidade criativa com mais confiança.
O espaço para criar pode aparecer de várias formas:
Um projeto STEAM pode começar com uma pergunta instigante. Por exemplo: Como podemos criar um abrigo para proteger animais de rua do calor? A investigação pode envolver pesquisas sobre o clima da região, o estudo de materiais isolantes, cálculos de medidas, elaboração de desenhos e construção de protótipos. Cada etapa permite integrar diferentes saberes e desenvolver competências essenciais.
Como começar a implementar?
Para quem quer iniciar com STEAM na escola, uma boa estratégia é partir de questões reais que façam sentido para os alunos. A partir dessas perguntas, podem ser criados pequenos desafios que envolvam múltiplas áreas do conhecimento. Não é necessário ter uma estrutura tecnológica avançada. O mais importante é oferecer um espaço de escuta, troca e experimentação, valorizando a curiosidade e o processo.
Mais do que ensinar conteúdos de forma isolada, o STEAM contribui para a formação de estudantes curiosos, investigativos, criativos e com senso de colaboração.
Que tal dar o primeiro passo com um projeto simples e descobrir, junto com os alunos, onde essa jornada pode levar? A flexibilidade do STEAM permite começar agora, com o que estiver ao seu alcance.