Como funcionam os projetos?
Os projetos são direcionados para serem executados no Laboratório de Projetos, outro nome que pode ser utilizado para a sala maker, o qual permite ao aluno ter contato com novas tecnologias, utilizando-as de forma ética e responsável, para desenvolver as atividades propostas em cada bimestre.
Todas as atividades são realizadas em grupo, com o intuito de desenvolver competências colaborativas, troca de ideias e informações, valorizando a tentativa e erro no processo de aprendizagem.
As aulas são preparadas para uma duração mínima de 100 minutos, dividida em Introdução, Construção e Teste, Registro, Compartilhamento e Organização, trazendo temas trabalhados na grade curricular daquele ano. Não é necessário trabalhar o livro de forma linear, os professores têm a liberdade de apresentar o projeto de forma mais condizente com o bimestre trabalhado.
Cada período escolar tem uma bagagem diferente, as quais são trabalhadas através de ciclos.
Os ciclos 1 e 2 são relacionados ao Fundamental 1, possuem a produção voltada ao impacto individual. A criança usa a criação para aprender enquanto se diverte, conhecendo medidas do próprio corpo, gostos pessoais e exploração de forma instintiva. Nos ciclos 3 e 4, relacionados ao Fundamental 2, a produção possui impacto em outras pessoas que usarão o artefato construído, levando o aluno a projetar para um usuário que pensa e age diferente dele.
Já no ciclo 5, referente ao Ensino Médio, os projetos já possuem uma abrangência global, afim de solucionar problemas que impactam na sociedade do aluno de forma mais ampla, como outros bairros, cidades ou países. O projeto realizado passa a ter mais fundamentos práticos aprendidos dentro de sala de aula e materializados no laboratório.