As Trilhas de Aprendizagem são um conjunto de atividades educacionais e maker que combinam diversas áreas do conhecimento com as tecnologias de fabricação digital.
Fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as atividades das Trilhas proporcionam uma aprendizagem através do "fazer" retomando a condição natural da experimentação, da curiosidade e da criatividade, permitindo àqueles que a praticam envolver-se em projetos aos quais possam criar coisas espontaneamente, indo além de apenas interagirem com as tecnologias. Contudo, nas atividades propostas, a curiosidade é epistemológica, uma “inquietação indagadora”, acompanhada de uma rigorosidade metódica a qual, só é possível, quando interligada ao conteúdo curricular.
Introdução ao tema da atividade;
Proposta do desafio.
Tempestade de ideias;
Elaboração de hipóteses;
Organização das ideias.
Testes das hipóteses principais;
Construção de protótipos.
Verificação da funcionalidade dos protótipos;
Modificação e Otimização do protótipo.
Comunicação dos resultados dos projetos finais;
Relatos de dificuldades e sucessos;
Limpeza e organização do espaço.